“Abril pra Cultura Belo Jardim”: conheça a contrapartida cultural da Lei Aldir Blanc que acontece durante todo o mês de abril

publicado: 01/04/2022 08h25,
última modificação: 01/04/2022 19h23

O evento será gratuito, aberto ao público e traz a oportunidade de várias oficinas e apresentações culturais em Belo Jardim

O mês de abril será marcado por várias oficinas e apresentações culturais em Belo Jardim. O “Abril pra Cultura Belo Jardim”, iniciativa da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo (Secultee), começa hoje com uma programação variada que se estenderá durante todo o mês de abril, contendo apresentações artísticas, oficinas culturais e mostras, dentre outras manifestações.

O projeto é resultado de uma contrapartida da Lei Aldir Blanc 2021, que beneficiou vários artistas da cidade, e conta com o apoio do Governo Federal, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Instituto Conceição Moura. As apresentações deste final de semana são de autoria de dois classificados inscritos no edital nº 003/2021, voltado para modalidade de festivais ou mostras artísticas em formato virtual e/ou presencial, no município de Belo Jardim.

De acordo com a Secultee, muitas escolas do município receberão o “Abril pra Cultura Belo Jardim”. O planejamento da secretaria é fazer com que a cultura seja propagada em toda a cidade. Neste final de semana, a população poderá prestigiar a “Mostra Mandrágora” e o “Tabacaria do Mago Apresenta”, ambos gratuitos e abertos ao público.

A “Mostra de Teatro Mandrágora” é uma celebração à memória do grupo homônimo que fez história nas artes cênicas dos anos 2000. Esse ano, a Mostra homenageará o ator e diretor Gilberto Brito e os atores Savério Arcuri, Cícero Aderaldo e Andréa Guimarães (in memorian). A programação contará com espetáculos de artistas que fizeram parte do Grupo Mandrágora e grupos dos arredores agrestinos.

Já o “Tabacaria do Mago Apresenta” realiza mais uma edição em Belo Jardim completando cinco anos do festival, que mistura vários segmentos artísticos e traz, pela primeira vez, a artista Bella Kahun em sua programação. O festival será realizado presencialmente e contará com oficinas, shows, espetáculos e ações descentralizadas no município. Em breve, a Secultee irá informar o restante da programação do “Abril pra Cultura Belo Jardim”. Confira abaixo a programação deste final de semana:

*Mostra Mandrágora

01/04
Homenagem a Gilberto Brito Abala – por Aline Souza
Um Outro – Trupe Veja Bem Meu Bem (estreia)
Local: Chaminé – Antiga Fábrica Mariola
Horário: 19h

02/04
Poeta Preto – por Rosberg Adonay
Mãelhaça – por AnaFlávia
Pedaço do Tempo – Cais do Agreste
Local: EREM Belo Jardim (próxima a delegacia)
Horário: 19h

03/04
Balaio de Mágicos – por Mike Martins
O pequeno Erê e as Aventuras do Princepezinho no Sertão – Coletivo Ybyrá DJ Suculenta
Local: Chaminé – Antiga Fábrica Mariola
Horário: 19h

*Tabacaria do Mago Apresenta

01/04
Oficina de Barro com Joselina
Local: Estação Ferroviária
Horário: 9h

Oficina de Fotografia com Jadiel Lima
Local: Quilombo Barro Branco
Horário: 14h

Exibição do filme Bacurau
Local: Cine Teatro Cultura
Horário: 19h

02/04
Agente de Poesias com poetas da cidade
Local: Serra do Vento
Horário: 9h

Espetáculo teatral o com Jacy Lima, Boi da Gente, Coco Raízes do Sítio Palha, Virgulados, Bella Kahun
Local: Praça Jorge Aleixo
Horário: 16h