A pedido da SEDEC, DER-PE garante instalação de controlador de velocidade eletrônico na PE-166 até o fim de maio

publicado: 21/04/2022 13h30,
última modificação: 04/05/2022 09h47

Intenção do equipamento é aumentar segurança de condutores e pedestres e reduzir índice de acidentes na rodovia

Um importante trecho da rodovia estadual PE-166, na altura da Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB), em Belo Jardim, receberá um controlador de velocidade eletrônico, ate o fim do mês de maio, após solicitação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Defesa Cidadã (SEDEC).

“Não é de hoje que os acidentes na PE-166 acontecem de diversas formas e isso sempre nos preocupou. Dessa forma, o Cel. Souza aproveitou a ida a um evento no Recife e solicitou ao DER-PE uma visita técnica ao nosso município. Ela aconteceu e a boa notícia é que a implantação acontecerá nas próximas semanas”, disse o prefeito, Gilvandro Estrela.

A garantia da instalação do equipamento foi dada pelo Departamento de Estradas de Rodagem em Pernambuco (DER-PE) durante uma vistoria realizada no trecho da rodovia, entre técnicos do órgão e servidores municipais da SEDEC. O objetivo da medida é oferecer segurança a condutores e pedestres, reduzindo os índices de acidentes no local.

De acordo com a SEDEC, o trecho da rodovia estadual próximo à AEB é bastante movimentado e, apesar de existir sinalização no local, ainda assim ocorrem acidentes devido à imprudência de alguns condutores que ultrapassam o limite de velocidade. A pasta informou, inclusive, o registro de vítimas fatais em determinadas ocorrências.

Para resolver a questão e oferecer segurança no trecho da rodovia, o secretário de Defesa Cidadã, Cel. Fábio Souza, solicitou ao gerente do DER-PE, Carlos Jatobá, no dia 12 de abril, uma visita de técnicos do departamento para verificar a possibilidade de instalação do redutor de velocidade eletrônico na PE-166. Após a vistoria, foi constatado que a região necessita do equipamento.

“Temos como missão preservar a vida e assegurar a segurança dos cidadãos. Com a instalação do controlador de velcidade, os condutores terão que ser mais prudentes ao transitarem por aquele trecho, onde já houve tantas ocorrências, principalmente nos últimos meses”, pontuou o secretário.

Equipamento – O controlador de velocidade eletrônico é um equipamento necessário em diversos locais por conta da alta quantidade de pessoas e veículos que circulam neles. Desse modo, os motoristas são obrigados a reduzirem a velocidade dos veículos, garantindo a segurança dos pedestres e evitando acidentes ou colisões. Quem desrespeita o limite de velocidade está sujeito às penalidades da legislação de trânsito.