Alunos da rede municipal desfilaram pelas principais ruas da cidade
A Prefeitura de Belo Jardim realizou, na manhã desta sexta-feira (22), uma caminhada em celebração ao Dia da Consciência Negra, dedicada ao feriado nacional de 20 de novembro, com o tema “Racismo Estrutural: Desconstrução e Resistência”. O evento foi um momento de reflexão sobre a luta histórica da população negra e a urgência de combater as desigualdades raciais.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695 por bandeirantes comandados por Domingos Jorge Velho.
A concentração aconteceu na Câmara Municipal de Belo Jardim, onde estudantes de 14 escolas da rede municipal desfilaram pelas principais ruas da cidade. O evento culminou com apresentações em frente à Prefeitura Municipal, incluindo performances das bandas marciais das escolas Dulce Ramos, Antenor Vieira, Inês Barbosa, Castelinho, além de uma apresentação especial da Escola do Campo João Bezerra Filho, que trouxe capoeira e uma dramatização da música “Eu Sou”, de WD, pela Escola Antenor Vieira. Cerca de 600 alunos participaram da caminhada em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
“Mais do que palavras, precisamos de ações para garantir igualdade e respeito para todos. Com orgulho, trabalhamos junto às escolas para construir uma rede menos racista. Precisamos reconhecer as desigualdades que ainda persistem e renovar o compromisso com um sistema educacional mais justo e inclusivo”, afirmou a secretária de Educação, Esportes e Tecnologia, Carmen Peixoto.
“O Dia da Consciência Negra é uma das datas mais importantes. Trazer nossos alunos para refletirem sobre o significado dessa data é uma forma de reafirmar a luta pela igualdade, independentemente da cor da pele”, disse o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.
Além do encerraEmento da quarta Caminhada da Consciência Negra, foi inaugurada, no Trem da Cultura, a exposição “Racismo Estrutural: Desconstrução e Resistência”, que traz o mesmo tema da caminhada. A exposição ficará aberta até o dia 29 de novembro e traz apresentações e os resultado dos estudos, vivências e trabalhos realizados com os alunos da rede municipal de ensino.