Prefeitura de Belo Jardim entrega terceira escola construída no governo de Gilvandro Estrela

publicado: 18/11/2024 11h15,
última modificação: 18/11/2024 11h15

CEM Professor José Vieira da Costa foi entregue na manhã desta quinta-feira (14)

A Prefeitura de Belo Jardim inaugurou, nesta quinta-feira (14), o Centro de Excelência Municipal Professor José Vieira da Costa (CEM), a terceira escola construída durante a gestão de Gilvandro Estrela. A nova unidade escolar tem capacidade para atender mais de 800 alunos e foi construída com recursos próprios, totalizando um investimento de R$ 4.211.085,56. A escola está localizada na rua Franklin Cordeiro, s/n, no bairro São Pedro, por trás da Delegacia de Polícia Civil.

O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Gilvandro Estrela; o deputado federal Mendonça Filho; familiares do homenageado; vereadores; a secretária de Educação, Carmen Peixoto; além de outros secretários municipais e servidores da Educação.

A infraestrutura do CEM inclui 12 salas de aula, uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma sala de professores, uma biblioteca, um laboratório de informática, além de uma sala de coordenação, sala de gestão, pátio e quatro banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD), além de banheiros separados para os blocos masculino e feminino. O prédio também conta com cozinha, refeitório, área de serviço e depósito.

“Esse é o fruto de muitas parcerias e de um gestor que trabalha por nós e pela educação,” disse a secretária municipal de Educação, Carmen Peixoto.

SOBRE O HOMENAGEADO – Professor José Vieira da Costa
José Vieira da Costa, mais conhecido como Professor Vieira, nasceu em 1949. Desde jovem, demonstrou uma paixão notável pela música e pelo conhecimento. Concluiu o Ensino Fundamental no Colégio Bento Américo, em Belo Jardim, e o Ensino Médio no Colégio Joaquim Nabuco, no Recife. Durante a infância e juventude, integrou a Banda Filarmônica São Sebastião, onde encantava com seu talento musical tocando clarinete, flauta doce e saxofone.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Professor Vieira continuou sua formação com cursos de extensão e pós-graduação em Biologia pela Universidade de Pernambuco (UPE), especialização em Desenvolvimento Pesqueiro pela Universidade de São Paulo (USP) e estudos de Língua Portuguesa pela FAFICA, optando pela carreira docente.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, Professor Vieira atuou como professor estadual, diretor da Escola Professor Donino e do Colégio Alcance, e também como secretário de Educação de Belo Jardim. Na Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim (Fabeja) trabalhou por mais de 27 anos, ocupando cargos de coordenador, professor, chefe de departamento, vice-diretor e diretor, contribuindo com conhecimento e visão administrativa.

Foi presidente do sindicato dos professores, defendendo a valorização da classe, e liderou o Colégio de Aplicação, que, hoje, recebe o nome de Centro de Excelência Municipal Professor José Vieira da Costa, em sua homenagem. Seu maior legado transcende a carreira: deixa como herança sua bondade, amor pela educação e desejo sincero de ajudar o próximo. Quando faleceu, no dia 19 de junho de 2008, deixou um marco na história da educação de Belo Jardim.

“Nenhum outro prefeito teve a responsabilidade e o compromisso de criar um espaço de qualidade para acolher os estudantes. Muitos prometeram, mas não cumpriram. Hoje, estou aqui realizando este grande sonho, entregando esta escola,” afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.

“Hoje temos profissionais muito dedicados e uma estrutura educacional de peso e qualidade. Belo Jardim só tem a ganhar, cada vez mais,” declarou o deputado federal Mendonça Filho.