Dia D de Vacinação contra Poliomielite acontece, neste sábado, em Belo Jardim

publicado: 06/06/2024 09h37,
última modificação: 06/06/2024 10h04

A meta da campanha é vacinar todas as crianças de 2 a 11 meses com o esquema de rotina e de 1 ano a menores de 5 anos com a dose de campanha

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica a campanha de vacinação contra a poliomielite com a realização do Dia D de vacinação, neste sábado (8). A campanha, que começou em maio, é voltada para crianças de 2 meses a menores de 5 anos, com o objetivo de proteger os pequenos contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

“A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido pelo contato direto com fezes ou secreções de pessoas infectadas. Em casos graves, a doença pode levar à paralisia dos membros inferiores. As sequelas motoras da poliomielite são permanentes e não têm cura, destacando a importância da vacinação”, ressaltou a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.

Os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação ao comparecer aos postos de saúde, mesmo que a criança esteja com as imunizações de rotina em dia, para que os profissionais possam avaliar a situação vacinal e administrar a dose necessária.

Neste sábado (08), 11 pontos de vacinação estarão em operação em Belo Jardim, sendo dois na zona urbana e nove na zona rural. Na zona urbana, a vacinação ocorrerá na quadra do Colégio Donino (antigo Centro Covid-19), das 8h às 13h, e na Clínica Materno Infantil Conceição Moura (antiga Casa Rosa), das 13h às 17h. Para deixar mais atrativo para as crianças, a prefeitura estará oferecendo na quadra do Colégio Donino brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas, algodão doce e pipoca durante a manhã.

Já na zona rural, as UBSs que estarão funcionando são as de Serra do Vento, Vila Nova, Água Fria, Vila Raiz, Planalto, Santa Luzia, Xucuru, Sítio Palha e Taboquinha, das 8h às 13h. A presença da população é de grande importância, uma vez que as vacinas continuam sendo a melhor forma de prevenção.