A Prefeitura de Belo Jardim divulgou os resultados da avaliação em larga escala realizada pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE).
O Instituto Qualidade no Ensino (IQE), Instituto Conceição Moura e as unidades escolares realizam, em dezembro de 2023, a 2ª Avaliação Diagnóstica objetivando analisar o processo de aprendizagem ao longo de 2023 e planejar as ações para 2024. Com aulas e capacitações realizadas durante todo o ano, envolvendo escolas municipais, professores Formadores, gestores, coordenadores e professores foram obtidos bons resultados na educação de Belo Jardim.
O SAEPE visa produzir informações sobre o domínio dos estudantes em competências e habilidades essenciais para cada etapa da escolaridade avaliada, norteando discussões sobre educação de qualidade. O destaque deste ano está nas turmas de 2º ano avaliadas pelo sistema, com um acréscimo de 29 e 22 pontos nas proficiências médias de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente. Em Língua Portuguesa, 60% dos estudantes alcançaram o nível desejável de proficiência, enquanto em Matemática, cerca de 60% estão entre básico e desejável, os dois níveis mais altos.
“Esta realidade nos deixa extremamente contentes, pois evidencia que o município vem construindo uma educação digna para os nossos estudantes. Com resultados que só crescem, mostra que uma boa educação na rede pública é fundamental para garantir oportunidades iguais para todos contribuindo para um futuro mais promissor para as próximas gerações. Esforços que vem sendo depositado por toda a equipe por um objetivo comum e que com este desempenho, mostra que estamos pouco a pouco construindo a educação que nossos estudantes merecem”, disse a secretária de Educação, Esportes e Tecnologia, Carmen Peixoto.
“Estou muito feliz com este resultado. Sempre acreditei na qualidade da educação em Belo Jardim, e este resultado confirma isso”, disse o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.