Caminhada da Inclusão promove conscientização sobre o autismo em Belo Jardim

publicado: 29/04/2024 10h49,
última modificação: 30/04/2024 10h56

Na manhã desta segunda-feira (29), as escolas municipais EMEI Castelinho, Sebastião Cabral, Dulce Ramos, Escola Maria Antonieta e Colégio CEM – Centro de Excelência Municipal José Vieira participaram da Caminhada da Inclusão pelas ruas de Belo Jardim.

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, com destaque para o autismo. Este período é significativo para aqueles que enfrentam batalhas diárias em busca de diagnóstico precoce, tratamento e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O “Abril Azul” foi designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, aumentar a visibilidade e promover uma sociedade mais consciente, inclusiva e menos preconceituosa.

A caminhada contou com a participação de 350 alunos, visando promover o conhecimento sobre o espectro autista, suas necessidades e direitos. Durante o evento foi realizada uma panfletagem para divulgar informações úteis sobre essas necessidades, a simbologia do autismo e os direitos à acessibilidade.

“A importância deste dia não se limita apenas a hoje, mas a todos os dias. Estamos concluindo um mês dedicado à luta pelos direitos das pessoas com deficiência, especialmente os autistas”, afirmou a secretária de Educação, Esportes e Tecnologia, Carmen Peixoto.

“Esta caminhada é de extrema importância. A conscientização é fundamental para informar e respeitar o próximo e seus direitos. Por isso, é essencial trabalhar isso nas escolas e com a comunidade, mostrando que somos todos iguais”, destacou o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.