Aulas da rede municipal de ensino de Belo Jardim retornam de forma remota dia 10 de fevereiro; retorno presencial será em março

publicado: 07/02/2022 16h20,
última modificação: 07/02/2022 22h54

A Secretaria de Educação e Tecnologia de Belo Jardim informou, nesta segunda-feira (07), que o retorno das aulas da rede municipal de ensino no ano letivo 2022 ocorrerá na próxima quinta-feira (10) com a recepção dos profissionais da educação, e na próxima segunda-feira (14) iniciarão as aulas de forma remota para os alunos da rede. Com isso, o retorno das aulas presenciais ficou adiado para o início do mês de março.

De acordo com pasta, a definição ocorreu em comum acordo com a Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária, seguindo as orientações do Decreto Municipal N° 006/2022, após o aumento sucessivo de casos de Covid-19 e de Influenza no município, nas últimas semanas e a consequente elevação no número de atendimentos no hospital municipal e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O retorno de forma remota prevê o apoio das atividades impressas a exemplo do que ocorreu em 2021, de modo a atender também aos estudantes que não têm acesso à Internet. Além disso, as adequações sanitárias continuarão sendo implantadas e as requalificações sendo feitas para melhor atender os alunos da rede municipal de ensino no retorno presencial.

A secretária de Educação e Tecnologia, Carmen Peixoto, disse que a decisão pelo retorno remoto foi a mais acertada, tendo em vista que, com as festas da virada do ano e as férias escolares, houve um crescimento significativo de crianças diagnosticadas com Covid-19 e Influenza. “É compromisso da Secretaria de Educação e Tecnologia, antes de garantir a segurança no retorno presencial das aulas, preservar a saúde e o bem-estar dos alunos”, declarou.

A titular da pasta informou que o retorno presencial no início de março será de forma gradativa, iniciando com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos anos finais do Ensino Fundamental, seguidos dos anos iniciais, pré-escola e, por último, as creches. Ao todo, a rede municipal tem 61 escolas e atende mais de nove mil alunos matriculados nas unidades escolares da cidade e distritos.

Para o secretário-executivo de Ensino e Aprendizagem, Everaldo Santos, é importante que os profissionais da educação se preparem para o retorno gradativo das atividades letivas presenciais. “Estamos nos reunindo continuamente com os órgãos de saúde e vigilância sanitária para atender todas as determinações e oferecer as condições para um retorno seguro à comunidade escolar” destacou.

A pasta também informou que o canal da plataforma YouTube “Jardim da Educação”, mantido pela secretaria, será reformulado e terá atualizações diárias, nas quais o foco será a “Escola Virtual”, que trará aulas de qualidade e conteúdos alinhados com o planejamento para todas as etapas e modalidades.