Com um pouco mais de um mês da reabertura do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), a coordenação de inclusão e diversidade, da Secretaria de Educação e Tecnologia, realizou um balanço das principais ações realizadas durante esse período. Ao todo, estão sendo acompanhadas por profissionais da instituição 95 crianças e 66 famílias de alunos com deficiência.
Após o processo de requalificação, foram criadas mais três salas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), totalizando assim cinco salas no espaço. Em parceria com a Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB), foram selecionados 45 estudantes das licenciaturas (letras, matemática, pedagogia, psicologia, ciências biológicas e história) para serem auxiliares de apoio pedagógico no acompanhamento dos alunos com deficiência nas escolas da rede municipal. Além disso, foi remanejada uma psicopedagoga efetiva da Rede para, juntamente com a coordenação de Educação, realizar o trabalho de acompanhamento dos demais profissionais que estejam atuando na rede.
“A nossa gestão é de inclusão, o que temos feito não é menos do que eles merecem, pelo contrário, é um direito e dever nosso. Todos juntos podemos proporcionar um mundo melhor para essas pessoas que necessitam de uma atenção especial”, disse a coordenadora de inclusão e diversidade, Sandra Regina.
Para Maria Aparecida, mãe de uma das crianças que têm utilizado o serviço, é motivo de felicidade a reabertura do espaço. Estou muito feliz com a reabertura do CAEE. Meu filho está sendo atendido pela psicóloga, psicopedagoga, e tem apoio na sala de AEE, e isso é de fundamental importância para o seu desenvolvimento, não só para o meu filho, mas de todos que lá têm sido atendidos”, disse a mãe.