Nesta sexta-feira (14), a 54ª Festa das Marocas iniciou em Belo Jardim. A festa é a mais tradicional da cidade e encerra o ciclo junino em Pernambuco. No primeiro dia do evento, subiram ao Palco Principal Forró na Mídia, Conde Só Brega e Raphaela Santos.
Tradicionalmente, a Festa das Marocas inicia com o Café da Manhã das Marocas que é servido para a população belo-jardinense. Depois, às 16h, é a vez do povo esperar o Carro da Pitú chegar à cidade e seguir em cortejo até a Av. Deputado José Mendonça, local onde o automóvel fica estacionado durante todos os dias de festa. Este ponto também se torna um dos polos da festa, já que na frente dele apresentações culturais distintas são realizadas.
“Estamos muito felizes em proporcionar mais uma edição da Festa das Marocas. Esse é um sonho do prefeito Gilvandro Estrela realizado através de muitas mãos. Temos uma estrutura boa para receber públicos distintos, já que dispomos de seis polos. Aqui não vai faltar diversão e oportunidade para o povo de Belo Jardim e visitantes aproveitarem”, afirmou o secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Victor Maciel.
Neste mesmo dia, também foi iniciada a Feira de Artesanato e Gastronomia, no Calçadão das Marocas; as atividades do Polo Infantil, na Praça Jorge Aleixo; e as apresentações de pé-de-serra no Palhoção. Nestes três polos, as programações seguem até a próxima segunda-feira (17).
A 54ª Festa das Marocas conta com o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Secretaria de Cultura do Estado, do Governo de Pernambuco e da Pitú.
Confira a programação deste sábado (15):
Palco Principal
Amazan
Ton Oliveira
Wallas Arrais
Palco Alternativo
Banda O Despertarismo
Jack’songs
PRKilla
Palhoção
Galego da Tapera
Toinho da Balança
Polo Infantil
14h às 18h – Exposição Rio Bitury na Escola de Artes
15h – Curta Metragem no Cine Teatro
16h30 às 18h30 – Jogos Populares e Gigantes e Brincadeiras Recreativas
18h – Teatro Energia do Amor no Cine Teatro
Carro da Pitú
16h às 19h – Encontro de Quadrilhas