Secretários municipais de Belo Jardim participam do “Ouvir para Mudar” do Governo do Estado

publicado: 25/09/2023 09h02,
última modificação: 25/09/2023 09h02

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), em Caruaru, o evento “Ouvir para Mudar” do Governo do Estado, o objetivo do evento é fazer uma escuta popular para que a administração de Pernambuco possa fazer a construção do Plano Plurianual (PPA 2024/2027), na pauta do evento possui pólos temáticos nos quais os secretários puderam reivindicar assuntos que tenham a ver com a responsabilidade do Estado. Eram em média cinco eixos e cada secretário foi destinado a uma. As secretarias participantes são Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social, Agricultura, Políticas Públicas para Mulher, Gestão Pública e a Autarquia Artur Barbosa Maciel (AEB).

Na infraestrutura, foi solicitado a revitalização da estrada nas margens da BR-232 de Água Fria, da PE-166 que liga a cidade de Belo Jardim a Brejo da Madre de Deus, também a PE-169 que liga Sanharó ao distrito de Xucuru, como também roço. Também foi pedida a reforma da rodoviária do município, a ativação do aeroporto e recursos para calçamento. A pasta também participou dos debates que ocorreram em relação à empresa de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Compesa. Existe um convênio entre a empresa e o município, no qual não é repassado nada para auxiliar nas execuções de recuperação do paralelepípedo. A secretária pediu que fosse dado continuidade ao projeto de saneamento básico.

Dentre tantos assuntos importantes na saúde, foi destacado a construção do novo hospital, um sonho para a gestão do prefeito Gilvandro Estrela, além da ampliação das ofertas de cirurgias pediátricas e ginecológicas na região. Já para Educação, foram apontadas a criação de novas escolas e creches para que as listas de espera fossem extintas, além de um maior apoio para a educação integral no município.

Na segurança, foi requerido investimento em capacitação e aquisição de equipamentos para a Guarda Municipal, além da movimentação e permuta de Policiais Militares para atender ao efetivo mínimo da região. Alguns outros assuntos pontuados foram um convênio de compartilhamento de dados fiscais do Estado para os municípios, ofertas de cursos as cidades sobre fiscalização e arrecadação do ICMS e a criação de fórum estadual para integrar os municípios a iniciativa privada e angariar investimentos privados.

A Agricultura e meio ambiente, solicitaram o auxílio urgente em relação ao problema das pragas sigatoka negra e nematóide, também pediram pela valorização dos escritórios do IPA nos municípios, melhorando a estrutura para as atividades, além do fortalecimento das associações e cooperativas de agricultores familiares. Já para a pasta de Políticas Públicas para a Mulher, foi solicitado o centro de qualificação com ofertas de cursos permanentes e funcionais, a criação de estratégias de acompanhamento/monitoramento do serviço ofertado pelo 190 e incluir mulheres no efetivo, além das delegacias comuns que funcionem 24h, também aos finais de semana e feriados e a estruturação do fluxo para encaminhamento das vítimas de violência doméstica e intrafamiliar.

A caravana do Ouvir para Mudar está visitando todas as 12 Regiões de Desenvolvimento (RD) de Pernambuco. Quem não conseguiu participar presencialmente das escutas já realizadas pode deixar sua proposta no site: www.ouvirparamudar.pe.gov.br. A plataforma virtual de escuta popular foi lançada em agosto pelo governo e apresenta 27 propostas de programas governamentais, para que a população vote nas que considerar prioritárias. As sugestões deixadas no site serão analisadas e particularizadas de acordo com temas, regiões ou grupos sociais.