Secretaria de Educação, Esportes e Tecnologia Belo Jardim realiza cerimônia de posse dos gestores escolares de 2023

publicado: 05/01/2023 10h58,
última modificação: 05/01/2023 10h58

Solenidade aconteceu na última quarta-feira (04) na biblioteca da AEB

Aconteceu na tarde de ontem (04), na biblioteca da Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB), a posse dos 34 gestores escolares que atuarão nas unidades municipais de Belo Jardim. Fizeram parte do momento simbólico o Prefeito Gilvandro Estrela, a secretária de Educação, Carmen Peixoto, a secretária-executiva Administrativa e Financeira, Josilene Torres, o secretário-executivo de Ensino e Aprendizagem, Everaldo Santos, a gerência de gestão da rede da secretaria.

Para o Prefeito Gilvandro Estrela, a posse é um ato de reconhecimento da competência dos aprovados na seleção e, a partir daquele momento, de responsabilidade. “Vocês que são os nossos representantes nas escolas, devem ter discernimento e andar alinhado com a gestão da secretaria. Estão aqui hoje por mérito de vocês, a responsabilidade é grande, a maioria por já permanecer no cargo sabe do que eu estou falando. Contem comigo, com Carmen e vamos cuidar das nossas crianças, adolescentes e jovens”, disse o gestor.

Os profissionais foram selecionados de acordo com o processo seletivo (editais nº003 e 004/2022) que foi realizado em dezembro de 2022, no qual os mesmos tiveram que passar por uma prova técnica, uma análise de currículo e prepararam um plano de ação para a gestão escolar.

A secretária de Educação, Carmen Peixoto, em sua fala de boas-vindas explicou sobre o processo de redimensionamento das unidades escolares. “Tivemos que estudar maneiras para que houvesse recursos para construirmos novas escolas, para oferecer mais para os nossos alunos, com isso algumas escolas menores poderiam ser realocadas para unidades maiores, que possuem capacidade para atender maior quantitativo de alunos com melhor estrutura. O redimensionamento trará grandes ganhos em um futuro próximo”, disse Carmen.

A realização da seleção responde à legislação nacional que determinou a definição de critérios técnicos para assumir a função de gestor escolar como condicionante para acréscimo de recursos no FUNDEB, já a partir de 2023.

A nova gestão, pautada em critérios técnicos de conhecimento e desempenho garantirá assim uma ação de responsabilidade e confiança com os mais de 11 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.