Secretaria de Educação convida alunos e professores para participarem da Olimpíada Nacional de História

publicado: 14/04/2021 08h57,
última modificação: 14/04/2021 08h57

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Educação convida os professores e alunos da rede municipal a participarem da Olimpíada Nacional em História do Brasil que acontecerá no dia 03 de maio e vai até o mês de agosto, onde todas as etapas são no formato online. Um programa que surgiu desde 2009, que busca por meio da leitura, escrita, debate e reflexão promover mais conhecimento aos alunos do 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio.

“Essa Olimpíada é de extrema importância para o historiador que atua nas escolas de Belo Jardim. Ela promove a articulação histórica e contextualizada de temáticas estudadas em sala de aula. Além de proporcionar ao estudante utilizar a internet para navegar sobre esses assuntos”, disse a secretária de educação, Marta Medeiros.

A olimpíada traz uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. Acontecerá em seis fases online, com duração de uma semana cada, composta por questões e tarefas diversas.

Cada equipe é composta por quatro pessoas, que podem estar em diferentes anos, e o professor de história da escola. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site. Temas interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades são tratadas também na olimpíadas.