Projeto de intercâmbio educacional leva 40 estudantes de Belo Jardim à Europa

publicado: 06/01/2022 18h08,
última modificação: 06/01/2022 18h08

Em sua 5ª edição, iniciativa exalta a história do Brasil valorizando o pertencimento por meio de atividades educativas, artísticas e culturais

Ir a Portugal e percorrer os caminhos da corte local antes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural de dez dias. Essa será a oportunidade conquistada por 40 estudantes das redes municipal e estadual de ensino de Belo Jardim que participam do “Era uma Vez… Brasil”, projeto de arte-educação que acontece nacionalmente e está em sua 5ª edição.

“É um projeto que traz a perspectiva da aprendizagem, no contexto histórico quando leva o aluno a descobrir ou estudar sua origem, como filho de um país colonizado, mas que valoriza os colonizadores, os índios e os negros a partir do propósito de levá-lo a estimular sua criatividade, no primeiro momento, desenhando histórias da História e, depois, levando-os ao processo de eliminação, que é a visita a Portugal”, disse a secretária de Educação e Tecnologia da Prefeitura de Belo Jardim, Carmen Peixoto.

A iniciativa vem, desde março de 2020, mobilizando alunos do 8º e 9º anos da rede pública de ensino de três estados e seis cidades brasileiras. Além de Belo Jardim, participam do projeto Salvador, Jacobina e Mata de São João e Jacobina (BA), Lençóis Paulista e Macatuba (SP). A parceria entre a Secretaria de Educação e Tecnologia, o Instituto Conceição Moura e a Origem Produções proporciona aos estudantes vivenciar experiências e refazer os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808.

Neste quinto ano de realização, o projeto traz como tema central o processo de colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período no qual que a corte esteve em solo brasileiro. Além de propor a pesquisa sobre a história e a cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.

Em quatro anos consecutivos de “Era uma Vez… Brasil”, foram beneficiados cerca de 8 mil jovens, 27 municípios, 364 escolas e 1,5 mil famílias nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. “Esse é um dos meus projetos ‘menina-dos-olhos’, eu acho que a gente faz uma mudança muito grande na vida desses adolescentes”, avalia Carmem Peixoto.

Realizada simultaneamente em todo o país, a edição começou em março de 2020 e, por conta do avanço da pandemia, teve muitas das suas atividades adaptadas para o formato online. “Essa edição foi um grande desafio para todos nós e reforçou a necessidade e importância de se estudar História para não repetirmos os mesmos erros do passado e podermos planejar um futuro melhor”, completa Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.