Premiações disparam em 2023: Belo Jardim se destaca mais uma vez na OBA e Amostra de Foguetes

publicado: 21/11/2023 12h18,
última modificação: 21/11/2023 12h18

Na última sexta-feira (17), no auditório do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE – Campus Belo Jardim), a Prefeitura de Belo Jardim entregou as medalhas e premiações da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Amostra de Foguetes, promovidas pelas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Jardim, surpreendendo ao quintuplicar o número de estudantes reconhecidos em relação a 2022.

No ano anterior, 12 alunos da zona rural e distritos de Belo Jardim foram premiados. Em contrapartida, 2023 viu esse número pular para 68 estudantes. Um salto notável que reflete o empenho e dedicação dos estudantes, bem como o compromisso crescente com a disseminação do conhecimento científico no município.

O evento contou com a presença do prefeito Gilvandro Estrela, ao lado da secretária de Educação, Esportes e Tecnologia, Carmen Peixoto, e outros profissionais da Educação. Lá, ele destacou a quebra de paradigmas ao afirmar: “Acabou-se aquela utopia de quem aprendia só era o aluno da cidade; o aluno do campo fazia de conta que aprendia. Aqui está a demonstração clara de que, quando se quer, em qualquer lugar se aprende”.

O coordenador municipal de Matemática e Ciências, Carlos André, expressou sua satisfação com o aumento significativo de estudantes medalhistas. “É um motivo de muita alegria. Este ano, nós estamos com, praticamente, 68 estudantes medalhistas, um número expressivo em relação ao ano passado, praticamente cinco vezes mais alunos. E, desses estudantes, apenas quatro escolas vêm do espaço urbano, mas as outras nove escolas vêm do espaço rural. Isso mostra que, de fato, a informação está sendo levada com muito compromisso, com muita seriedade para os demais espaços da rede municipal”, ressaltou.

Os alunos homenageados, muitos deles filhos de pais agricultores residentes nas zonas rurais, foram reconhecidos pelo esforço dedicado a alcançar seus objetivos. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, organizada anualmente pela Agência Espacial Brasileira (AEB), busca estimular o interesse dos jovens por essas áreas, promovendo a divulgação de conhecimentos básicos de forma lúdica.