Parcerias firmadas pela gestão municipal beneficiará os distritos, a economia criativa e o reavivamento das culturas populares

publicado: 12/03/2021 17h19,
última modificação: 12/03/2021 17h19

A Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo de Belo Jardim, esteve na Casa do Comércio/Fecomércio-PE, no Recife, em reunião com o diretor Regional do Sesc PE, Oswaldo Ramos, com a Diretora de Programas Sociais do Sesc PE, Paula Lourenço e com o Gerente Regional de Cultura do Sesc Pernambuco, Rudimar Constâncio. Onde discutiu assuntos como, economia criativa, principalmente o artesanato e o reavivamento das culturas populares.

O encontro, representado pela Secretaria Maria Cândida Moreira; o Diretor de Cultura e Economia Criativa, Roberto Vasconcelos e o Diretor Técnico de Cultura e Eventos, Victor Maciel, foi objetivado pela busca de parceria para construção de projetos para desenvolvimento da cidade e seus distritos, levando em consideração suas particularidades e seus pontos fortes. A secretaria evidencia o trabalho para investimento no artesanato, como as louceiras do barro do sítio Rodrigues, os curtumes em Serra do Vento e a renascença de Xucuru, além de outros produtos do artesanato local.

Irá se trabalhar o “saber e fazer”, que consiste no repasse de geração para geração, com ensinamento dessas produções, além do escoamento da cadeia produtiva. Com relação a isto, a equipe municipal, visa um trabalho conjunto, como com o Tareco e Mariola, ponto principal para unir todos esses produtos da economia criativa. Igualmente para o Casarão das Artes em Serra do Vento e para a sala de artesanato na Estação Cultura, futura sede da Secretaria.

Ainda em economia criativa, a pasta irá trabalhar com as manifestações de cultura popular do município, com proposta de reavivamento da dança do Siriri de Água Fria, os bacamarteiros de Santa Luzia, em Água Fria e o Coco de Roda do Sítio Palha, em Xucuru. Em parceria com o Sesc, o município irá trabalhar o turismo em Serra do Vento. A instituição ajudará ainda, nos estudos, que a gestão buscará parceria com a UFPE e UFRPE, na área de história e arqueologia, para pesquisas com relação às pinturas rupestres que existem nas cavernas em Xucuru.