“Era Uma Vez… Brasil”: 35 dos 40 estudantes selecionados em projeto educacional são de escolas municipais de Belo Jardim

publicado: 14/03/2022 11h27,
última modificação: 15/03/2022 13h41

Grupo segue para viagem a Portugal no mês de maio percorrer os caminhos feitos pela família real e a corte portuguesa antes da chegada ao Brasil, em 1808

A Secretaria de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, o Instituto Conceição Moura e a Origem Produções selecionaram os 40 estudantes e dois professores no projeto educacional “Era Uma Vez… Brasil”, que farão um intercâmbio em Portugal com o objetivo de percorrer os caminhos feitos pela família real e a corte portuguesa antes da chegada ao Brasil, em 1808, como forma de aprendizagem. Do total de alunos escolhidos, 35 são de escolas municipais de Belo Jardim.

“Cerca de 95% dos estudantes selecionados para irem a Portugal são das nossas escolas municipais. A meta do nosso governo é fortalecer a educação, afinal eu passei mais de 20 anos em sala de aula, sou um professor, e sei a importância de cada um que compõe a escola. É pensando nisso que estamos buscando a melhor forma de ensino e aprendizado”, disse o prefeito, Gilvandro Estrela.

Para a secretária de Educação, Carmen Peixoto, o projeto é uma experiência extraordinária, pois ao percorrer os caminhos feitos pela família real e a corte portuguesa antes da chegada ao Brasil, em 1808, os alunos têm a possibilidade de desenvolver um aprendizado em que só se darão conta quando finalizarem o intercâmbio.

“Esse projeto é lindíssimo, tem uma dimensão que vai muito além do que as pessoas normalmente enxergam no primeiro momento. Os alunos voltarão transformados e de posse de informações do passado, construindo um futuro diferente, um futuro melhor para o nosso país”, disse Carmen Peixoto.

Além da viagem, o “Era Uma Vez… Brasil” também fez o lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O outro lado da História” e de oito filmes curtas-metragens, produzidos pelos estudantes durante o projeto.

“Entramos tímidos sem saber o que iria ocorrer, mas ao longo de todo o processo fomos nos apaixonando pelo projeto, desde da primeira etapa. O campus onde desenvolvemos o nosso social, comunicativo, também adquirimos conhecimento no áudio-visual o que é algo surpreendente, conhecemos de maneira aprofundada os povos indígenas e quilombolas, ou seja nosso povo, sem falar nas amizades, com outros alunos e com os professores”, declarou Kayque Santos, 16 anos, estudante do 9° da Escola Municipal Dr. Sebastião Cabral.

Professor da rede municipal há oito anos, José Alexsandro foi um dos docentes que participou do projeto. Para ele, a experiência é gratificante. “É muito agregador, enquanto professor, ser um dos componentes, aprendi muito ao ver que os alunos se engajaram e participaram dando o melhor de si nesse projeto”, disse.

“Para esta edição, contamos com o dobro de alunos da rede pública de Belo Jardim. São 40 jovens e dois educadores que farão o intercâmbio e terão a oportunidade de ver a história de perto em Portugal”, destacou Lorena Tenório, Coordenadora Executiva do Instituto Conceição Moura.

Projeto – Desde março de 2020, o projeto “Era Uma Vez… Brasil” vem mobilizando alunos do 8º e 9º anos da rede pública de ensino de três estados e seis cidades brasileiras. Além de Belo Jardim, participam Salvador, Jacobina e Mata de São João (BA), e Lençóis Paulista e Macatuba (SP). Em quatro anos consecutivos de “Era uma Vez… Brasil”, foram beneficiados cerca de 8 mil jovens, 27 municípios, 364 escolas e 1,5 mil famílias nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Criado pela Origem Produções, o ‘Era uma Vez… Brasil’ é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais.