Conselho Municipal de Política Cultural é formado em Belo Jardim

publicado: 11/01/2023 10h21,
última modificação: 11/01/2023 10h21

Eleição do conselho aconteceu de forma democrática e elegeu 14 membros e suplentes, subdivididos entre poder público e sociedade civil

A Prefeitura de Belo Jardim iniciou a semana realizando a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural, através de votação democrática. A formação do conselho segue a Lei Municipal 3.382/2021, que institui a relação entre Administração Pública e os setores da sociedade civil ligados à cultura, tendo o papel de auxiliar, analisar, sugerir, fiscalizar e acompanhar as ações planejadas e desenvolvidas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

Os representantes do poder público são das secretarias de Cultura, Turismo e Empreendedorismo; Educação; Assistência Social; Gestão Pública e Juventude. Já os outros sete membros da sociedade civil serão dos setores de música; artes cênicas; literatura, livro, leitura e biblioteca; cultura popular-tradicional, indígena, afro-brasileira, cigana e povos de outras etnias culturais; artes visuais e digitais; patrimônio cultural e audiovisual. Para todos os cargos eleitos, houve ainda, a eleição de um suplente.

Flávio Passos, Ivonaldo Gouveia, Janaína Ferreira, Victor Maciel, Karla Cybele e Marlene dos Santos, representam os setores de Cultura, Turismo e Empreendedorismo. Aline dos Santos e Elton Lima, representam a Secretaria de Educação. Kaio Albuquerque e Mackson Well, representam a Secretaria de Assistência Social. Maxsuel Santos e Eduardo Santana, representam a Secretaria de Gestão Pública. Matheus Batista e Ewerton Ferreira, representam a Secretaria de Juventude.

Os eleitos da sociedade civil foram Washington Freitas e Diego Azevedo, representando o setor de música; Faelbi dos Santos e Cintia Maiara, representando o setor de artes cênicas; Vanessa de Melo e Robervanio Luciano, representando o setor de literatura, livro, leitura e biblioteca; Maria José da Silva e Ismael de Lira, representando o setor de cultura popular-tradicional, indígena, afro-brasileira, cigana e povos de outras etnias culturais; Thalyta Monteiro e Davison Ferreira, representando o setor de artes visuais e digitais; Marcos Simplício e Whelizandra da Silva, representando o patrimônio cultural; e Rodrigo Valença e Katharyne Bezerra, para o setor de audiovisual.

O secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Victor Maciel, que assumiu a pasta recentemente, comenta sobre a eleição do conselho. “A votação foi realizada de forma pacífica e democrática. Espero que a gente possa criar laços de união após a definição dos membros e suplentes, para estarmos em sintonia no desenvolvimento de ações culturais em nosso município”, concluiu.