Conselho de Saúde de Belo Jardim aprova implantação do Centro de Parto Normal

publicado: 26/02/2018 12h54,
última modificação: 28/02/2018 09h29

Nesta segunda-feira (26), o Conselho Municipal de Saúde realizou a primeira reunião de 2018, com a apresentação do projeto “Centro de Parto Normal”, que será implementado na rede pública de saúde de Belo Jardim. A reunião aconteceu no Hospital Júlio Alves de Lira, e contou com a participação dos conselheiros, do secretário de Saúde Cecílio Galvão, da diretora de Saúde Bruna Brainer, dos coordenadores e diretores e da assessora de planejamento, Aparecida Souza.

O projeto foi apresentado e teve a aprovação dos 12 conselheiros. A implantação do Centro de Parto Normal tem como objetivo humanizar e integrar o atendimento às gestantes na rede municipal de saúde, desde o início do pré-natal, que é realizado na Unidades Básicas de Saúde (UBS), até o momento da internação e alta médica da parturiente.

As gestantes serão acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que identificarão, durante as consultas de pré-natal, as condições relacionadas a saúde da paciente, para que o parto natural possa ser realizado sem nenhuma intercorrência. Nos casos de partos que não puderem ser realizado no centro, as parturientes serão encaminhadas para unidades de referência, ou para o Hospital Santa Fé, localizado em Belo Jardim e credenciado ao município.

O Centro de Parto Normal funcionará nas instalações do Hospital Júlio Alves de Lira, e contará com sala de recepção, acolhimento e registro, sala de exames e admissão de parturientes, quartos de pré-parto, parto e pós-parto, área de estar, posto de enfermagem e ambientes de apoio. O centro contará com atendimento especializado na área obstetrícia, com enfermeiros, técnicos e médicos, que participarão de capacitações permanentes na área.

Com a implementação do centro, 840 partos deverão ser realizados por ano em Belo Jardim. Uma média de 70 partos por mês. “Nós fizemos uma pesquisa técnica juntamente com a assessoria de planejamento da Secretaria de Saúde, e observamos a necessidade de se criar um ambiente para parto normal em Belo Jardim. Estamos dando um passo muito importante, pois, com a implantação do centro, nós seremos referência em atendimento na região. O primeiro passo foi dado, com a aprovação por parte do conselho, e agora iremos em busca de recursos para a efetivação do projeto. Muito breve teremos mais filhos naturais de Belo Jardim”, declara o secretário de Saúde, Cecílio Galvão.

Durante a reunião, a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Natália Silva, destacou a importância da criação do centro no município. “Nós acompanhamos de perto as gestantes nas UBS, e sabemos da grande aflição que elas têm quando o momento do parto se aproxima. Essa ação é grandiosa e irá revolucionar o atendimento em saúde no município”, pontua.