Como surgiu o Arte em Serra do Vento? Relembre história do festival que reúne música, artesanato e gastronomia

publicado: 29/08/2023 09h11,
última modificação: 29/08/2023 09h11

Conhecido por reunir artesanato, gastronomia e música, o Festival Arte em Serra do Vento chegará a sua terceira edição nos dias 2 e 3 de setembro, e contará com shows de Assisão e Petrúcio Amorim, e também terá uma programação cultural diversificada e oficinas sobre artesanato, incentivando o empreendedorismo. O evento é um resgate da Fundação Bitury do saudoso “Agosto das Artes”, idealizado pela artista plástica Ana Veloso e que teve a sua última edição em 2012.

“O Agosto das Artes, que também já teve o nome de Feira da Diversidade, Estado de Arte em Serra do Vento, movimentava o distrito e estimulava artesãos. Porém, depois que foi descontinuado, essa movimentação em Serra do Vento e um evento que valorizasse as belezas e o pontencial que o distrito tem, fez muita falta. Então a Fundação, criou esse projeto inspirado no que já foi realizado antes e fomos abraçados pela comunidade”. Destacou Samara Darc, presidente da Fundação Bitury, que detalhou ainda que a escolha do nome ‘Arte em Serra do Vento’, tem a intenção de reforçar na divulgação da arte e do potencial de Serra do Vento. “O evento cresceu, teremos um grande público, temos arte de belo jardim e do agreste e vamos tambem mostrar as pessoas este local lindo, acolhedor e de grande potencial turístico, que é Serra do Vento”.

Na edição deste ano, o festival contará com 80 artesãos sendo eles de Belo Jardim, dos distritos de Serra do Vento, Xucuru, das comunidades de Santa Luziae, do Sítio Rodrigues,do quilombo Barro Brango e das cidades de Brejo da Madre de Deus, São Bento do Una e Alagoinha, que estarão expondo seus produtos. Além dos shows musicais, haverá uma programação cultural bem diversificada e também terá pedal ecológico, programação infantil e encontro de sanfoneiros.

Cintia Teodoro é artesã de Serra do Vento e relatou sua expectativa para o festival. ‘Minha expectativa para essa edição do festival é das melhores, estarei participando pela primeira vez. Faço artesanato em madeira pinus, placas personalizadas a mão, uso as técnicas de ilustração e lettering conjuntas. O festival irá me proporcionar a oportunidade de levar a minha arte a um alcance mais longe do que apenas aqui na minha região”, afirmou.

O Arte em Serra do Vento 2023 é realizado pela Fundação Bitury, co-realizado pela Prefeitura de Belo Jardim e conta com o apoio de instituições importantes como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), além de parceiros locais como Palmeiron, TurboNet, Sesc Ler Belo Jardim, Instituto Conceição Moura e Rádio Bitury FM.