Belo Jardim é um dos pioneiros, em Pernambuco, na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

publicado: 31/01/2024 12h58,
última modificação: 31/01/2024 12h58

O documento agora tem padrão nacional e número único para todas as unidades da Federação

A primeira Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi entregue em Belo Jardim, uma das primeiras cidades de Pernambuco a emitir o documento, que seguirá um padrão nacional. A principal novidade é que, a partir da emissão desse documento, os registros nacionais serão unificados, ampliando a verificação de Segurança Pública e reduzindo os problemas de fraudes no Brasil. Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos.

Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão de um QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados. Além disso, na nova Carteira de Identidade Nacional é possível incluir informações como NIS, título de eleitor, CTPS, tipo sanguíneo. Ela também é digital e está no aplicativo GOV.BR.

“Para nós, é motivo de grande alegria ser uma das primeiras cidades em Pernambuco a emitir a Carteira de Identidade Nacional. Ela conecta o ciclo de vida do cidadão desde seu nascimento ao óbito e impede que haja a fragmentação de sistemas e informações divergentes, além de dispensar uso de vários documentos para identificação nas relações do cidadão com o Estado e com o setor privado”, disse o secretário de Assistência Social Hildo Macêdo.

Em Belo Jardim, ela pode ser emitida no Centro Social Urbano, localizado na avenida Sebastião Rodrigues da Costa, s/n – São Pedro (ao lado da Delegacia), de segunda a sexta, das 07h30 às 17h. Para solicitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional, o cidadão deve apresentar sua certidão de nascimento ou de casamento original, em formato físico. Já as carteiras de identidade antigas serão válidas ainda por um prazo de 10 anos, respeitando o prazo limite de atualização, que será até 1º de março de 2032.