Belo Jardim atinge metas na educação municipal do Selo UNICEF

publicado: 13/06/2023 13h08,
última modificação: 13/06/2023 13h08

Foram quatro metas que a Secretaria de Educação atingiu, a Indique com 114%, RS1 com 535%, RS2 com 181% e o Busca Ativa com 60%

Em 2021, o município de Belo Jardim fez adesão ao Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), dentro das propostas foi formada uma comissão intersetorial municipal para organização do I Fórum Comunitário Selo UNICEF, que iniciou em 22 de fevereiro de 2022, edição 2021 – 2024, aberto a população para aprovação das metas prioritárias para as secretarias de: Assistência Social, de Educação, Esportes e Tecnologia (Seetec) e Saúde. A partir desse marco inicial, a Seetec seguiu trabalhando com foco na execução das metas cumprindo dentro dos prazos estabelecidos nas instituições de ensino que envolve as Creches, CEMEIs e Escolas, em que os gestores e suas equipes têm acesso às plataformas de cursos EAD e pesquisas onde são registradas as ações das instituições de ensino.

Um dos pontos do Selo na educação é o “Busca Ativa Escolar” que tem a função de cadastrar os supervisores institucionais, técnicos de cada secretaria que compõe a comissão intersetorial, importar a planilha de estudantes não localizados no município e gerenciar o registro de localização das crianças e alunos evadidos, garantindo a permanência de matrícula e rematrícula dos mesmos dentro da escola, comprovando o compromisso do município com uma educação de qualidade para todos. Belo Jardim ultrapassou a meta estipulada pelo Selo UNICEF, matriculando mais de 60% a partir da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Outra meta importante é dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (Indique) onde o município ultrapassou a meta estabelecida pelo Selo para 121%. O Indique é uma pesquisa sobre as vivências das experiências e o desenvolvimento da instituição que oferta a Educação Infantil desde o trabalho pedagógico à estrutura física, e serve como um instrumento adicional de apoio ao seu trabalho.

Compreende-se os pontos fortes e fracos, da instituição de educação infantil que pode intervir para melhorar a qualidade do ensino de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo.

O sistema de registro do RS1 é desenvolvido para a Primeira Infância, no qual são realizados os registros das experiências pedagógicas, visando beneficiar com práticas de qualidade pelo menos 30% de crianças matriculadas nas Unidades de Educação Infantil do município. A meta era de 30% das escolas do município, no qual foi alcançado 535% do que foi solicitado pelo Selo.

O município ultrapassou a meta exigida do Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar chegando a 220%. O objetivo é beneficiar pelo menos 30% dos estudantes matriculados no ensino fundamental com atividades de desenvolvimento de competências.

Segundo a representante da Seetec, Paula Catarina, “Além de todas essas metas que foram propostas e alcançadas, no último dia 29 foi o lançamento da elaboração do Plano Municipal Para Primeira Infância, que foi aberto à população, na Câmara Municipal de Vereadores. Temos muito o que nos orgulhar pelo trabalho que realizamos e ainda estamos construindo”, finalizou a representante.