Além-mar: 40 estudantes de Belo Jardim selecionados no projeto “Era uma vez… Brasil” embarcam para intercâmbio em Portugal

publicado: 06/05/2022 14h21,
última modificação: 06/05/2022 14h21

Alunos dos 8º e 9º anos passarão 10 dias percorrendo os caminhos feitos pela corte portuguesa até chegar ao Brasil. Iniciativa tem patrocínio do Instituto Conceição Moura

Depois de quase dois meses de espera, 40 estudantes de Belo Jardim selecionados no projeto “Era uma vez… Brasil” embarcaram rumo a Portugal para um intercâmbio que vai percorrer os caminhos da corte portuguesa até chegar ao Brasil. O projeto é da Origem Produções com patrocínio do Instituto Conceição Moura e parceria da Secretaria de Educação e Tecnologia(Setec).

“Todo tipo de intercâmbio é importante para os estudantes, independente da sua duração. Ações como essa fazem com que cada ser humano que ali se encontra absorva o conhecimento e agregue em sua vida. A gestão de Belo Jardim tem um compromisso sério com o futuro desses meninos, e vamos estar juntos proporcionando experiência que podem auxiliar cada vez mais no desenvolvimento deles”, disse o Prefeito Gilvandro Estrela.

Ao todo, serão 10 dias de viagem e mais 46 alunos e professores de outras cinco cidades brasileiras que também integrarão o grupo. Para a secretária de Educação e Tecnologia, Carmen Peixoto, os alunos voltarão transformados e de posse de informações valiosas, tendo a condição de construir um futuro diferente e melhor para o país.

“Acompanhei o embarque dos alunos na capital pernambucana, pois estou muito orgulhosa de cada um deles que conseguiram ter a oportunidade de vivenciar uma experiência como essa. É rumo a Portugal e rumo à aprendizagem”, declarou Carmen Peixoto.

Depois de ter sido interrompido pela pandemia da Covid-19, a 5ª edição do projeto foi retomada em 2021, mas a viagem só pode ser feita este ano. As visitas consistem em conhecer pontos históricos e os alunos terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores em escolas e universidades de Lisboa e outras localidades.

“Para esta edição, contaremos com o dobro de alunos da rede pública de Belo Jardim que farão o intercâmbio e terão a oportunidade de ver a história de perto em Portugal”, destacou Lorena Tenório, Coordenadora Executiva do Instituto Conceição Moura.

De acordo com a Setec, durante a viagem, os estudantes intercambistas irão apresentar o resultado do projeto desenvolvido ao longo desses meses de preparação através da produção de 20 curtas-metragens e do livro de histórias em quadrinhos “O outro lado da História”.

O projeto “Era Uma Vez… Brasil” exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.