A Secretaria de Educação está na contagem regressiva para o ENEM 2020

publicado: 16/01/2021 20h59,
última modificação: 26/01/2021 11h37

Inicia-se neste domingo (17), a 1ª fase do Enem 2021 versão manual. Com a pandemia do Coronavírus, os alunos do ensino médio que estavam se preparando para o Exame Nacional tiveram uma grande frustração. Em meio às incertezas e mudanças, a prova foi adiada para este ano de 2021 e dividida em duas fases. Um novo formato se aplicará nesta edição do exame, manuais presenciais e a versão digital. O presencial está agendado para os dias 17 e 24 de janeiro, já o impresso está previsto para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A ideia para o exame digital, é um teste para que as provas de 2026 possam ser realizadas nesse formato, trazendo assim facilidade e comodidade ao estudante. Entretanto, poderá ser aplicada mais vezes ao ano. Outra novidade é o Enem seriado, onde o aluno poderá realizar as provas nos três anos do ensino médio e com a soma dos resultados tentar a tão sonhada vaga no curso desejado.

Com a nova tentativa de adaptação da sociedade, foi incluído no edital da prova o uso obrigatório de máscaras e, em questão de ambiente, mais salas estarão disponíveis para que o distanciamento seja respeitado.

Reforçando que o aluno deverá ter em mãos o cartão de confirmação da inscrição, máscara de proteção, documento original com foto, caneta esferográfica transparente preta.
Pode levar água mineral com a garrafa transparente e sem rótulo, lanche básico e que evite barulho. Mochilas e bolsas serão averiguadas, e o aparelho de celular deve estar desligado e sem bateria. NÃO são permitidos lápis, borracha, fone de ouvido, régua, calculadora, caneta de outra cor e similares.

Ao todo participarão do exame impresso 2.549 alunos de Belo Jardim. O prefeito Gilvandro disponibilizou para a secretaria um ônibus para que os alunos possam realizar suas provas nas 7 escolas da cidade.

A secretária de Educação, Marta Medeiros, destacou a importância do exame informando que “o Enem é a sua oportunidade, de ingressar
no ensino superior, em busca da escolha profissional. Agora é só aguardar o dia e fazer uma boa prova”.