Prefeitura irá instalar 25 câmeras de segurança em pontos estratégicos

publicado: 25/01/2018 09h48,
última modificação: 29/01/2018 12h16

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da BeloTran, lançou, nesta quarta-feira (24), o projeto “Belo Jardim de Olho na Segurança”. O lançamento ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), comércio e dos bancos do Brasil e Bradesco.

O projeto de monitoramento eletrônico da zona urbana, que conta com 25 câmeras de última geração, com capacidade 360º e HD, foi desenvolvido durante dois meses. Os equipamentos estão em processo de licitação. “A central de monitoramento funcionará durante 24 horas. Teremos dois agentes da autarquia e um coordenador responsáveis pelas informações. Discutimos com o comércio e conseguimos o apoio da CDL e dos bancos para o projeto, que trará mais segurança ao nosso município”, explica o diretor-presidente da BeloTran, Valdemir de Brito.

Belo Jardim possui cerca de 80 mil habitantes, segundo o IBGE. A zona urbana conta com 60 mil moradores. “A gente sabe que a violência se concentra mais na área da cidade. Pensamos em um projeto que abrangesse os pontos estratégicos com maior fluxo de pessoas e com concentração de estabelecimentos comerciais. A central será integrada com a PM. Esperamos oferecer mais segurança aos belo-jardinenses”, detalha Brito.

Para o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ely Leite, as câmeras de segurança irão auxiliar o trabalho da PM. “A polícia tem muitas dificuldades em realizar a segurança da cidade, são poucos homens. O projeto é fantástico e irá beneficiar a população, fornecendo informações vitais para o trabalho da polícia. Esperamos trabalhar em conjunto para diminuir a violência na cidade”, detalha.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Jardim, Rogério Cordeiro participou do lançamento. “É um iniciativa importante, que só trará benefícios para os comerciantes e para a população. Teremos mais segurança de abrir nossas lojas e os clientes estarão seguros na hora das compras”, detalha.