Projeto Era uma Vez Brasil divulga nomes dos alunos que irão para o intercâmbio cultural em Portugal

Belo Jardim é a única cidade de Pernambuco que participa do projeto

Na noite desta quinta-feira (10), foi realizado no auditório da Escola Técnica Estadual Edson Mororó Moura (ETE) o evento que marca a terceira e última etapa do projeto Era uma Vez Brasil, desenvolvido e patrocinado pelo Instituto Conceição Moura e Origem Produções, e que também conta com o apoio do Ministério da Cultura – (MinC), Baterias Moura, e Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Educação.

Dividido em três etapas de avaliação, o Projeto Era uma Vez Brasil tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, através do contato com diferentes linguagens artísticos-culturais. O tema desta edição trouxe a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes.

Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa conta com a participação de Belo Jardim, única cidade de Pernambuco que está inserida no projeto. Desde o mês de março, o projeto vem sendo desenvolvido em 13 escolas da rede pública de ensino em Belo Jardim, das quais 09 são da rede municipal, e contou com a participação direta de aproximadamente 700 alunos na sua fase inicial.

Durante o projeto, os alunos que seguiram para a segunda etapa, Campus de arte-educação, participaram de oficinas de história em quadrinhos, teatro, capoeira e audiovisual. As oficinas ministradas pelos monitores do ICM e pelos alunos do curso de design da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, contribuíram para construção do livro “O dilema de Dom João”, reunindo as histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos, e que estarão disponíveis para material didático nas escolas que participam do projeto, e também foram distribuídos aos participantes no evento.

O prefeito do município, Hélio dos Terrenos, participou do evento. “Quero parabenizar os professores, alunos e o Grupo Moura, que tanto ajuda e acolhe o povo de Belo Jardim. Estou muito feliz de poder participar deste momento, e venho reafirmar o compromisso da Prefeitura de Belo Jardim em apoiar este projeto. Iremos ampliar esta parceria e estamos prontos para ajudar no que for preciso, para contribuir com o crescimento da educação do município”, disse.

Representando o ICM e a Baterias Moura, Brenda Braga também falou sobre a importância da realização do projeto nas escolas da rede pública de ensino. “Temos o compromisso de apoiar a educação pública de qualidade. Todas as ações e parcerias que estabelecemos é com esse intuito, educação é um direito de todos os brasileiros. Nós estamos em parceria com os governos municipal e estadual para fazer com que a educação pública de Belo Jardim melhore cada dia mais”, pontuou.

Os nomes dos 20 alunos e da professora que irão participar, em novembro deste ano, do intercâmbio cultural de dez dias em Portugal para conhecer os caminhos percorridos pela corte portuguesa até a vinda ao Brasil foram divulgados na noite de ontem, durante a realização do evento. Do total de 20 alunos selecionados, 13 são da rede municipal de ensino.

Confira os nomes dos alunos e da professora selecionada para participar do intercâmbio cultural:

  1. Adrielly Viturino da Silva – Centro de Excelência Municipal Prof. José Vieira da Costa – CEM.
  2. Alana Kelly Paiva de Araújo – Escola Municipal Luiza Leopoldina Lopes.
  3. Alice Kailany Alves de Lima – Escola do Campo;
  4. Andryewson Gerlan da Silva Ferreira – Centro de Excelência Municipal Prof. José Vieira da Costa – CEM.
  5. Bárbara Camily da Silva Santos – Centro de Excelência Municipal Prof. José Vieira da Costa – CEM.
  6. Beatriz da Silva Santos – Escola Estadual Marcos Freire.
  7. David Ferreira dos Santos – Escola Estadual Tomas Alves.
  8. Eric Silva de Oliveira – Escola Municipal Luiz Pereira de Amorim.
  9. Gabriel Barbosa do Nascimento – Escola Estadual Tomas Alves.
  10. Gabriel Rufino Bezerra – Escola Estadual Tomas Alves.
  11. Hudson Kaick Cordeiro da Silva – Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros Cabral.
  12. Jair Ricardo Temóteo de Amorim – Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros Cabral.
  13. Kleber Lucas dos Santos Andrade – Escola Estadual Tomas Alves.
  14. Marianne Raissa Evangelista dos Santos – Escola Municipal Dr. Sebastião Cabral.
  15. Mayron Vinícius Leandro Amaral Cavalcante – Escola Municipal Dr. Sebastião Cabral.
  16. Pedro Henrique Leite – Centro de Excelência Municipal Prof. José Vieira da Costa – CEM.
  17. Regenildo Pereira da Silva – Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros Cabral.
  18. Rubém Nathân Ferreira Rodrigues – Escola Estadual Professor Donino.
  19. Tomas Braz da Silva – Centro de Excelência Municipal Prof. José Vieira da Costa – CEM.
  20. Wemerson Vilanova – Escola Estadual Professor Donino.
  21. Professora: Maria Aparecida Vidal Santos – Escola Estadual Tomas Alves.