Prefeitura entrega novo fardamento aos agentes de endemias

publicado: 27/11/2017 14h16,
última modificação: 28/11/2017 12h52

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Saúde, entregou, nesta segunda-feira (27), o novo fardamento aos agentes de endemias. Os agentes de endemias receberam um kit contendo uma bolsa, duas blusas, sendo uma com mangas compridas e outra modelo pólo, e dois bonés. Também foi entregue o material de atuação em campo, que conta com lanterna, trena, pesca larvas, caderno de anotações, lápis, caneta, lixa, bandeirola, picareta, pepeta, espelho, cola, giz de cera e bacia.

Os agentes de endemias, que atuam no controle de culicídeos (muriçocas), receberam o fardamento na última semana, devido a urgência em disponibilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI).  O fardamento contou com óculos de proteção, macacão, bota, luvas, máscara, protetor auricular e dois bonés.

A entrega aconteceu na sede da Secretaria de Saúde e contou com a participação do prefeito Hélio dos Terrenos, do Secretário de Governo e Articulação Política e interino de Saúde, Cecílio Galvão, dos vereadores Bruno Galvão e Evandro Macarrão, e do Diretor de Vigilância em Saúde, Márcio Moretti. “Eu estou muito feliz e ao mesmo tempo muito emocionado, porque são seis anos que estamos lutando por melhores condições de trabalho, e hoje eu estou tendo a alegria de compartilhar esse momento tão importante com os meus companheiros de trabalho”, disse o diretor.

Com a falta de fardamento, os agentes enfrentavam muitas dificuldades para atuar de forma efetiva nas residências. “Eu tenho 17 anos de profissão como agente de endemias e, nestes últimos seis anos, sofri bastante para conseguir trabalhar, pois a gente ia até às residências e a população não nos recebia por não estarmos devidamente fardados. A bolsa da gente já estava toda rasgada, sem nenhuma condição de uso, deixando cair o material no meio da rua.  Estou muito alegre, porque agora vou poder trabalhar com mais dignidade e ser recebida sem receio por parte das pessoas”, declarou a agente de endemias, Rosângela Gusmão.

“Não poderia deixar de agradecer a presença de todos, e dizer que essa entrega de novos fardamentos e kits, foi resultado de um grande esforço do vice-prefeito, quando secretário de Saúde, Dr. Silvano Galvão, e que eu estou muito feliz em poder vir aqui prestigiar este momento com vocês”, pontuou o secretário interino de Saúde, Cecílio Galvão.