Em um mês, prefeito Hélio dos Terrenos muda a cara de Belo Jardim

publicado: 25/08/2017 10h00,
última modificação: 29/08/2017 10h13

Novo gestor já realizou obras em diversos setores da cidade, beneficiando toda a população

 

Apesar de ter encontrado uma cidade praticamente abandonada, o prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos, está transformando a realidade do município. Em apenas um mês de gestão, o atual prefeito, que assumiu no dia 25 de julho, já realizou diversas obras e começa a dar uma nova cara à cidade. É apenas o começo. Muito ainda está por vir.

Entre as ações mais importantes realizadas pelo prefeito Hélio dos Terrenos, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está a recuperação das estradas da zona rural da cidade. Entre os distritos que já receberam as melhorias estão Taboquinha, Água Fria e Xucuru.

O prefeito Hélio dos Terrenos, junto com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Roberto Barbosa, acompanhou os serviços de recuperação da estrada de Taboquinha. “Atentos às necessidades da população da zona rural, estamos realizando os serviços de manutenção e recuperação das estradas para que a população que reside na zona rural possa trafegar de forma segura e com maior agilidade”, disse o prefeito. O trabalho segue por diversas estradas da zona rural.

Silos – Também através da Secretaria de Agricultura, a Prefeitura de Belo Jardim deu início a construção de silos trincheiras em propriedades rurais localizadas em Vila Nova, no distrito de Serra dos Ventos. Os silos irão armazenar alimento para os animais. Outras comunidades também deverão receber os silos.

Protocolo INSS – Já na área da Ação Social, em uma iniciativa inovadora, a prefeitura de Belo Jardim foi a primeira do Agreste a assinar o protocolo de intenções para integrar o Programa INSS Digital. Com o acordo, a Prefeitura se torna agente do INSS, ajudando a agilizar benefícios. O INSS Digital é um serviço disponibilizado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social com o objetivo de facilitar a vida dos segurados. Com a iniciativa, a Prefeitura se torna agente do INSS e os interessados poderão requerer benefícios diretamente do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Mutirão – Entre as ações importantes realizadas pela gestão do prefeito Hélio dos Terrenos também está um mutirão de limpeza que revitalizou várias localidades de Belo Jardim, incluindo os principais acessos, na BR-232. Os espaços receberam iluminação, operação tapa-buracos, pintura, jardinagem e limpeza. O monumento aos músicos, que fica no principal acesso da cidade, foi revitalizado. A prefeitura realizou também um mutirão nos cemitérios da zona urbana para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Iluminação – A iluminação pública também está sendo melhorada em vários bairros da cidade, com reposição e instalação de lâmpadas, reatores, bases e fotocélulas da iluminação pública. A ação já contemplou os bairros Frei Damião, o Loteamento Tereza Mendonça, a Rua da Celpe, localizada o Bairro do São Pedro, o Bairro Bela Vista, e as Cohabs II e II. Desde o início dos trabalhos, já foram trocadas mais de 700 lâmpadas. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras segue verificando os pontos mais críticos de iluminação da cidade para que esses locais possam ser atendidos emergencialmente.

Habitação – Outra boa notícia para os moradores da cidade é que o município vai ser contemplado com 300 casas do Programa Minha Casa Minha Vida. O novo bairro da cidade, o Residencial Vila Bela I, fica localizado às margens da BR-232, próximo à antiga cerâmica e conta com uma área de 7,5 hectares. Durante a solenidade de vistoria do terreno, o prefeito afirmou que é um compromisso de a gestão trazer obras para o município. “Uma obra deste tamanho é muito importante para os moradores da nossa cidade. Essa obra pode crescer. Hoje são 300 casas, mas há possibilidade de que sejam construídas 600 até 900 em longo prazo. O terreno é grande. Poderemos atrair outras estruturas para o nosso município, que terá renda e geração de empregos”, disse Hélio dos Terrenos.

Mais atendimento – E as novidades não param. Para facilitar a vida da população, a Prefeitura de Belo Jardim ampliou o horário de atendimento para a realização de alguns serviços, que passaram a ser prestados das 7h30 às 16h. A mudança aumenta o horário de funcionamento dos seguintes setores: tributos, licitação, contabilidade, patrimônio, telefonia e recursos humanos. Além disso, os servidores da secretaria passarão por um recadastramento e por cursos de capacitação.

Muriçocas – A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando ações para combater a proliferação de muriçocas no município. Equipes do Departamento de Controle de Vetores estão realizando o fumacê em vários bairros da cidade. Um tipo de inseticida está sendo testado para garantir a diminuição dos mosquitos na cidade.

Faixa de pedestres – Com a nova gestão, os pedestres e estudantes ganharam mais segurança, já que a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) está realizando a pintura de faixa de pedestres na frente de algumas escolas localizadas na zona urbana. A nova sinalização melhora a segurança dos alunos que precisam atravessar as vias para chegar às unidades de ensino. A sinalização horizontal segue os padrões estabelecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), com tamanho e pintura adequados para a via.

Educação – Os estudantes da rede municipal também ganharam 500 novas bancas escolares. A entrega dos novos equipamentos foi feita pela Secretaria de Educação em 12 escolas da rede municipal de ensino, na cidade e zona rural. As bancas beneficiam diretamente 820 alunos do ensino infantil, que até então estavam utilizando bancas inapropriadas, que eram incompatíveis para uso de crianças com idade entre 5 e 6 anos.

 

Cidade foi encontrada em estado de abandono

 Entre os problemas encontrados pela gestão de Hélio dos Terrenos estão quatro ambulâncias quebradas e veículos sucateados na Secretaria de Saúde. Os veículos foram localizados pelo secretário de Saúde, Dr. Silvano Galvão, durante uma inspeção de rotina. Além das ambulâncias quebradas, foram encontradas motos e carros sucateados.

Segundo o secretário, todas as ambulâncias encontradas no pátio apresentaram problemas nos motores. “Encontramos um verdadeiro sucateamento na secretaria, mas nós vamos recuperar. É um objetivo nosso. Pedimos a compreensão da população de Belo Jardim e vamos trabalhar muito para reerguer a saúde em nosso município”.

O prefeito Hélio dos Terrenos também encontrou mais de 60 computadores quebrados, sem processadores ou HD e com as fontes queimadas. Os equipamentos estavam amontoados na sala de informática da prefeitura. Após as vistorias, o setor de informática iniciou um mutirão para consertar os aparelhos quebrados e reparar a rede interna. Além disso, a prefeitura irá adquirir novos equipamentos de informática para modernizar o atendimento nas secretarias e os serviços ofertados à população.

Às praças e outros espaços de lazer de Belo Jardim também foram encontradas em completo abandono, com equipamentos quebrados, sem rampas de acesso e sem iluminação. Após as vistorias, a Secretaria de Obras definiu um calendário de reparos e obras nas praças. A primeira a receber os serviços foi a Praça de Eventos, localizada no Bairro São Pedro. Além dos reparos na estrutura existente, a praça vai ganhar uma pista de skate com rampa. Em seguida, serão revitalizadas as praças João Torres Galindo, Dom Luiz e Maria Cristina.

A Prefeitura de Belo Jardim também realizou vistoria na Policlínica da Família Manoel Araújo, localizada no Bairro do Santo Antônio. Durante a visita, os técnicos da Secretaria de Obras encontraram diversos problemas na unidade de saúde. Apesar de ter sido inaugurada há apenas 11 meses, a policlínica já apresenta problemas graves na estrutura. Parte do teto de gesso desabou, danificando a estrutura do banheiros e de algumas salas da policlínica. Os funcionários da secretaria também encontraram diversos equipamentos danificados, fios soltos e infiltrações em várias salas de atendimento. “O teto da sala de atendimento odontológico está repleto de infiltrações, apresentando um risco real de queda. Nós encontramos uma situação de abandono total. É um prédio novo, que deveria estar em ótimas condições e funcionando perfeitamente para a população. Não foi o que encontramos. A gestão anterior não fez o trabalho bem feito, não teve zelo com o dinheiro do povo”, afirmou o secretário de Obras, José Genilson.

O Centro Social Urbano foi outro equipamento encontrado em condições precárias pela gestão do prefeito Hélio dos Terrenos. A estrutura física era o retrato do abandono: reboco caindo aos pedaços, forro danificado, banheiros em péssimo estado, e instalação elétrica precária.