Escolas da zona rural mais distantes recebem instalação e melhorias de conexão de internet para auxiliar aprendizado

publicado: 16/03/2022 11h19,
última modificação: 16/03/2022 11h19

Ação faz parte do Programa Conectividade Rural, da Anatel, tem velocidade de 1 Mbps e será concluído nas unidades durante esta semana

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Educação e Tecnologia, iniciou a instalação de internet nas escolas rurais municipais, neste mês de março. O serviço, que será concluído ainda durante esta semana, é gratuito até 2027 e tem velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps).

“Vivemos em um mundo amplamente conectado, no qual a educação se beneficia diretamente através do uso de ferramentas distintas de aprendizado, virtual ou presencial, com a utilização de pesquisas e outras atividades. Levar e melhorar a conexão de internet nas escolas rurais é mais que uma obrigação, é investir no futuro dos estudantes”, disse o prefeito, Gilvandro Estrela.

De acordo com a pasta, 25 unidades de ensino da zona rural de Belo Jardim serão atendidas com o serviço, dentro da meta da prefeitura de investir na educação, proporcionando a alunos, professores e comunidade educativa um ensino de qualidade. O programa solucionará, inclusive, algumas das deficiências existentes, uma vez que o acesso à rede ainda não chegou a todos.

A secretária-executiva administrativa e financeira da Secretaria de Educação e Tecnologia, Josilene Torres, explicou que a pasta está sempre atenta às adesões dos programas do Ministério da Educação (MEC), e que, em 2021, todas as escolas da rede municipal foram contempladas no Programa Educação Conectada, com recursos para compra de equipamentos e serviços de conectividade. “Agora, com mais este serviço, garantiremos o acesso à internet nas escolas da zona rural mais distantes, disponibilizando, assim, aos estudantes e professores, a pesquisa e equidade de ensino”, disse.

Programa – A instalação e melhoria da conexão de internet nas escolas rurais faz parte do Programa Conectividade Rural, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que fornece conexão de internet para todas as escolas públicas rurais localizadas a até 30 quilômetros (distância geodésica) dos limites da localidade sede municipal.